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Qual a informação cadastral mais importante para uma cobrança mais eficaz?

Qual a informação cadastral mais importante para uma cobrança mais eficaz?

Qual a informação cadastral mais importante para uma cobrança mais eficaz?

Quando se vende a crédito, geralmente se pede ao comprador que preencha uma ficha cadastral. Nela há muitos campos a serem preenchidos. Mas qual deles é o mais importantes no caso do cliente se tornar um inadimplente?

Para a Coordenadora do CobOnLine, Ana Paula da Cruz, é o e-mail. “Nos dias de hoje, onde a tecnologia é acessível a quase todas as pessoas, o e-mail é a informação cadastral mais importante. A pessoa muda de endereço, muda de telefone fixo e muda muito de telefone celular. Mas não é comum mudar de e-mail”, diz ela. Faz sentido, pois trocar o e-mail gera um transtorno muito grande para atualizar todos os bancos de dados onde a pessoa se cadastrou, sejam on-line ou não. 

Além disso, quando o cliente se cadastra para solicitar crédito é muito difícil fornecer um e-mail que não seja seu ou a que não tenha acesso, pois sabe que será através deste e-mail que receberá informações importantes sobre seu financiamento ou crediário.

Para Edson J. Araújo Filho, diretor comercial do CobOnLine, o empresário não deve apenas solicitar o e-mail, mas também criar algum mecanismo de confirmação dessa informação. “Por exemplo, pode enviar um e-mail para o cliente informando que o crédito solciitado foi aprovado e pedindo que ele responda ao e-mail confirmando que a empresa pode prosseguir com a venda a crédito. Dificilmente o cliente se recusará a responder, uma vez que ele quer finalizar a compra a crédito do bem que ele tanto deseja”, afirma. Nesse caso, além de ter a confirmação do e-mail, o empresário ainda terá uma confirmação da solicitação do crédito.

Embora muitos clientes informem e-mail de provedores gratuitos como hotmail ou gmail (muito usados apenas para cadastros digitais ou recebimento de propagandas e “lixo eletrônico”) e que talvez o usuário não acesse com freqüência, mesmo assim é importante tê-los, pois dois motivos:

1) Em algum momento o cliente acessará este e-mail e sua mensagem de cobrança estará lá, aguardando por ele; e

2) Em caso de precisar confirmar que o inadimplente foi notificado de que estava em débito esse e-mail enviado poderá ser usado como prova, especialmente se a estratégia de pedir confirmação do e-mail tiver sido aplicada. Melhor ainda se tiver sido enviado com a assinatura eletrônica digital ou selo eletrônico (serviço de autenticação de emails que tem validade jurídica disponível no mercado, inclusive através de Associações Comerciais).

Obviamente que todas as informações cadastrais são importantes mas, nos dias de hoje, e-mail é fundamental.

CobOnLine utiliza o e-mail do inadimplente como estratégia para tornar o processo de cobrança mais eficaz. Através do e-mail são enviadas propostas de renegociação, cartas de cobrança, lembretes e confirmações de pagamentos agendados e outras informações importantes. Obviamente sem desprezar o endereço físico, telefones e demais informações cadastrais. 

Bons negócios!

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